Em pleno Alentejo, rodeada por vales ondulantes e
melancólicos nos quais a paisagem muda consoante as estações do ano, a cidade
de Beja tem muito mais para ver e visitar do que aquilo que imagina. Numa
cidade repleta de história e que testemunhou a passagens de povos tão distintos
como o Visigodos ou os Mouros, os monumentos, igrejas, conventos e museus são
uma constante presença. Visitar Beja é regressar ao passado e viajar por uma
cidade que tem orgulho em preservar a sua memória histórica.
Sé Catedral de Beja
A paróquia de Santiago Maior é uma das mais antigas de Beja. No início, teve sede na Igreja de Santo Amaro, mas no século XIV foi transferida para este local, onde já existia uma igreja. O templo atual, em estilo maneirista, data de 1590, quando foi construído por vontade do arcebispo D. Teotónio de Bragança segundo um projeto de Jorge Rodrigues. Em matéria de arquitetura, este templo segue a tipologia maneirista, já aplicada noutros monumentos do Alentejo, como, por exemplo, na Igreja de Santo António em Évora. No interior, ricamente decorado, destacam-se o retábulo da capela-mor em talha dourada da autoria do mestre lisboeta Manuel João da Fonseca, datado de 1696-97, os retábulos policromados das capelas laterais e a pintura do altar de São José, atribuída a André Reinoso. Na capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, é digno de nota o conjunto de painéis de azulejos em azul e branco, datado do século XVIII. Salienta-se ainda o altar dedicado a São Sezinando, natural de Beja e padroeiro da cidade. Na década de 1930, o bispo de Beja D. José Patrocínio Dias solicitou à Santa Sé a elevação da Igreja de Santiago Maior a Sé Catedral de Beja, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, sendo a única em Portugal que não segue a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Foram então efetuadas obras de restauro, nas quais se valorizaram as componentes maneiristas e barrocas, e enriqueceu-se o tesouro da Sé com peças de arte sacra provenientes de conventos extintos de Lisboa e do património da Casa de Bragança.The parish of Santiago Maior is one of the oldest in Beja. In the beginning, it was established in the Church of Santo Amaro, but in the 14th century it was transferred to this place, where a church already existed. The present temple, in Mannerist style, dates from 1590, when it was built by the will of the Archbishop D. Teotónio de Bragança according to a project of Jorge Rodrigues. In terms of architecture, this temple follows the Mannerist typology, already applied in other monuments of the Alentejo, as, for example, in the Church of Santo António in Évora. In the interior, richly decorated, stand out the altarpiece of the chancel chapel in gilded carving by the Lisbon master Manuel João da Fonseca, dated 1696-97, the polychrome altarpieces of the side chapels and the painting of the altar of St. Joseph, attributed to André Reinoso. In the chapel dedicated to Nossa Senhora da Conceição, it is noteworthy the set of panels of blue and white tiles, dating from the eighteenth century. Another highlight is the altar dedicated to Saint Sezinando, a native of Beja and patron of the city. In the 1930s the bishop of Beja D. José Patrocínio Dias asked the Holy See to elevate the Church of Santiago Maior to the Cathedral of Beja, consecrated to the Sacred Heart of Jesus, being the only one in Portugal that does not follow the invocation of Our Lady of the Conception. Restoration works were then carried out, in which the Mannerist and Baroque components were valued, and the treasure of the Cathedral was enriched with pieces of sacred art from the extinct convents of Lisbon and the patrimony of the Casa de Bragança.
In the heart of Alentejo, surrounded by undulating
and melancholy valleys in which the landscape changes according to the seasons,
the city of Beja has much more to see and visit than what you imagine. In a
city steeped in history and witnessed by passages of people as distinct as the
Visigoths or the Moors, monuments, churches, convents and museums are a
constant presence. Visiting Beja is to return to the past and travel through a
city that is proud to preserve its historical memory.
Castelo de Beja
O Castelo de Beja está localizado
no extremo Noroeste da cidade de Beja, no Alentejo, Portugal. É um Castelo
medieval, que foi construído em finais do século XIII sobre umas fundações
romanas, por ordens do rei D. Dinis. O Castelo está disposto em planta
pentagonal, flanqueado por seis torres, entre elas a Torre de menagem,
considerada uma das torres de menagem mais belas de todo Portugal. A
partir do alto desta impressionante torre de 42 metros de altura desfrutarás de
umas magníficas vistas sobre a cidade. Na praça de armas ergue-se a Casa do
Governador, um edifício que sofreu numerosas modificações nos finais da década
de 30, e que, na atualidade, alberga o posto de turismo e um espaço Museológico
para exposições temporárias.
It is a medieval castle, which was built at the end of the 13th century on Roman foundations, under the orders of King D. Dinis. The Castle is arranged in a pentagonal plan, flanked by six towers, among them the Tower of Homage, considered one of the most beautiful towers of all Portugal. From the top of this impressive 42-meter high tower you will enjoy magnificent views of the city. In the square of arms stands the House of the Governor, a building that underwent many modifications in the end of the decade of 30, and that, at present, it houses the tourist office and a Museological space for temporary exhibitions.
It is a medieval castle, which was built at the end of the 13th century on Roman foundations, under the orders of King D. Dinis. The Castle is arranged in a pentagonal plan, flanked by six towers, among them the Tower of Homage, considered one of the most beautiful towers of all Portugal. From the top of this impressive 42-meter high tower you will enjoy magnificent views of the city. In the square of arms stands the House of the Governor, a building that underwent many modifications in the end of the decade of 30, and that, at present, it houses the tourist office and a Museological space for temporary exhibitions.
A paróquia de Santiago Maior é uma das mais antigas de Beja. No início, teve sede na Igreja de Santo Amaro, mas no século XIV foi transferida para este local, onde já existia uma igreja. O templo atual, em estilo maneirista, data de 1590, quando foi construído por vontade do arcebispo D. Teotónio de Bragança segundo um projeto de Jorge Rodrigues. Em matéria de arquitetura, este templo segue a tipologia maneirista, já aplicada noutros monumentos do Alentejo, como, por exemplo, na Igreja de Santo António em Évora. No interior, ricamente decorado, destacam-se o retábulo da capela-mor em talha dourada da autoria do mestre lisboeta Manuel João da Fonseca, datado de 1696-97, os retábulos policromados das capelas laterais e a pintura do altar de São José, atribuída a André Reinoso. Na capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, é digno de nota o conjunto de painéis de azulejos em azul e branco, datado do século XVIII. Salienta-se ainda o altar dedicado a São Sezinando, natural de Beja e padroeiro da cidade. Na década de 1930, o bispo de Beja D. José Patrocínio Dias solicitou à Santa Sé a elevação da Igreja de Santiago Maior a Sé Catedral de Beja, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, sendo a única em Portugal que não segue a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Foram então efetuadas obras de restauro, nas quais se valorizaram as componentes maneiristas e barrocas, e enriqueceu-se o tesouro da Sé com peças de arte sacra provenientes de conventos extintos de Lisboa e do património da Casa de Bragança.The parish of Santiago Maior is one of the oldest in Beja. In the beginning, it was established in the Church of Santo Amaro, but in the 14th century it was transferred to this place, where a church already existed. The present temple, in Mannerist style, dates from 1590, when it was built by the will of the Archbishop D. Teotónio de Bragança according to a project of Jorge Rodrigues. In terms of architecture, this temple follows the Mannerist typology, already applied in other monuments of the Alentejo, as, for example, in the Church of Santo António in Évora. In the interior, richly decorated, stand out the altarpiece of the chancel chapel in gilded carving by the Lisbon master Manuel João da Fonseca, dated 1696-97, the polychrome altarpieces of the side chapels and the painting of the altar of St. Joseph, attributed to André Reinoso. In the chapel dedicated to Nossa Senhora da Conceição, it is noteworthy the set of panels of blue and white tiles, dating from the eighteenth century. Another highlight is the altar dedicated to Saint Sezinando, a native of Beja and patron of the city. In the 1930s the bishop of Beja D. José Patrocínio Dias asked the Holy See to elevate the Church of Santiago Maior to the Cathedral of Beja, consecrated to the Sacred Heart of Jesus, being the only one in Portugal that does not follow the invocation of Our Lady of the Conception. Restoration works were then carried out, in which the Mannerist and Baroque components were valued, and the treasure of the Cathedral was enriched with pieces of sacred art from the extinct convents of Lisbon and the patrimony of the Casa de Bragança.
Museu Regional de Beja
O espólio do Museu Regional de Beja está instalado no
Convento Nossa Sra. da Conceição desde 1927 e foi ampliado com coleções
provenientes de outros conventos e palácios da região. Entre o rico acervo do
Museu, realçamos o núcleo de pintura, composto por obras de mestres
portugueses, espanhóis e holandeses, a secção lapidar, a coleção de
Ourivesaria, e a secção de Arqueologia, centrada essencialmente no período
romano, muito rico nesta região. Pela sua importância salienta-se, na
pintura, o conjunto de quadros da escola primitiva portuguesa, nomeadamente o
Ecce Homo (séc. XV), o S. Vicente (séc. XVI) da escola do Mestre do Sardoal, a
Virgem da Rosa (séc. XVI), do pintor português Francisco de Campos, e um grupo
de quatro painéis (séc. XVI), do pintor português António Nogueira, cujas
pinturas representam a Visitação de Santa Isabel, a Descida da Cruz, a
Ressurreição e a Ascensão.The collection of the Regional Museum of Beja has been
installed in the Nossa Senhora da Conceição Convent since 1927 and has been
expanded with collections from other convents and palaces in the region. Among
the rich collection of the Museum, we highlight the nucleus of painting,
composed by works of Portuguese, Spanish and Dutch masters, the lapidar
section, the goldsmiths' collection, and the Archeology section, centered
essentially on the Roman period, very rich in this region. For its importance,
the paintings of the Portuguese primitive school, namely Ecce Homo (15th
century), S. Vicente (16th century) of the school of the Master of Sardoal, the
Virgin of the Rose ( 16th century) by the Portuguese painter Francisco de
Campos and a group of four panels (16th century) by the Portuguese painter
António Nogueira, whose paintings represent the Visitation of St. Elizabeth,
the Descent of the Cross, the Resurrection and the Ascension.
Convento de São
Francisco
O Convento de São Francisco está localizado fora das muralhas
medievais da cidade de Beja, junto à antiga estrada que ligava Beja a Mértola,
no Alentejo, Portugal. Este convento foi fundado no século XIII, mas sofreu
diversas alterações ao longo dos séculos, pelo que mostra elementos de
diferentes estilos arquitetónicos. Do período gótico ainda conserva uma
capela funerária (século XV) conhecida como Sala dos Túmulos, que é considerada
por muitos como um dos monumentos góticos mais interessantes do país. Na atualidade
este convento forma parte da rede de Pousadas de Portugal.
The
Convent of São Francisco is located outside the medieval walls of the city of
Beja, near the old road that linked Beja to Mértola, in the Alentejo, Portugal.
This convent was founded in the 13th century, but has undergone several changes
throughout the centuries, so it shows elements of different architectural
styles. From the Gothic period still conserves a funerary chapel (century XV)
known like Room of the Tombs, that is considered by many like one of the most
interesting gothic monuments of the country. At present, this convent is part
of the Pousadas de Portugal network.
Igreja da Misericórdia
No primeiro quartel do séc. XVI, o Duque de Beja Infante D.
Luis, filho de D. Manuel I, mandou construir no local um edifício destinado a
açougue da cidade. A grandiosidade do projecto que estava a ser preparado fê-lo
mudar de ideias, resolvendo doar o espaço à Confraria da Misericórdia, efectuando-se
então as alterações necessárias ao templo religioso. A primitiva galilé, que
foi depois adaptada a entrada da igreja, constitui um exemplo único de arquitetura
civil renascentista em Portugal e é o principal motivo da visita. O
interior foi construído num estilo distinto, com elementos manuelinos, criando
um claro contraste com o exterior. No século XIX, a Igreja passou a património
municipal e em 1927 construiram na cobertura um depósito de água para
abastecimento da população. Algumas obras sacras, entre as quais o púlpito do
séc. XVI, em mármore de Estremoz, e quatro tábuas do pintor António Nogueira,
foram entregues à guarda do Museu Regional Rainha D. Leonor.
In the
first quarter of the XVI, the Duke of Beja Infante D. Luis, son of D. Manuel I,
had a building built for the butcher's shop on the site. The greatness of the
project that was being prepared made him change his mind, deciding to donate
the space to the Confraria da Misericórdia, and then made the necessary changes
to the religious temple. The primitive galilé, which was later adapted to the
entrance of the church, is a unique example of civil renaissance architecture
in Portugal and is the main reason for the visit. The interior was built in a
distinctive style with Manueline elements, creating a clear contrast with the
exterior. In the 19th century, the Church became a municipal patrimony and in
1927 built a water tank to supply the population. Some sacred works, among
which the pulpit of the century. XVI, in marble of Estremoz, and four tablets
of the painter António Nogueira, were delivered to the guard of the Regional
Museum Queen D. Leonor.
Comentários
Enviar um comentário